Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

O direito de transformar o trabalho musical




Secção
Artículos originales internacionales

Como Citar
García Trelles Fernández, C. M. (2021). O direito de transformar o trabalho musical. Misión Jurídica, 14(20), 100-119. https://doi.org/10.25058/1794600X.1910

Dimensions
PlumX
Licença

DERECHOS RESERVADOS DE AUTOR

Todo documento incluido en la revista puede ser reproducido total o parcialmente, siempre y cuando se respete su contenido original, se cite la fuente y se use con fines académicos no comerciales. Misión Jurídica y su contenido se encuentra protegido bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivar 4.0 Internacional.

Licencia Creative Commons
Misión Jurídica por Misión Jurídica se distribuye bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivar 4.0 Internacional.
Basada en una obra en http://unicolmayor.edu.co/publicaciones/index.php/mjuridica/index.
Permisos que vayan más allá de lo cubierto por esta licencia pueden encontrarse en http://unicolmayor.edu.co/publicaciones/index.php/mjuridica/index.

Carmen M. García Trelles Fernández

    Carmen M. García Trelles Fernández,

    Licenciada en Derecho, Abogada y Mediadora por la Universidad de Oviedo, España. Doctora en Historia y Ciencias de la Música, por la misma Universidad. Master en Patrimonio Cultural. CEO en el Despacho Suárez y Trelles Abogados de Oviedo. Profesora Asociada del Dpto. de Derecho Privado y de la Empresa de la Universidad de Oviedo. 


     O artigo visa dar uma visão interdisciplinar do problema do direito de transformar a obra musical original e sua possível conceituação como obra derivada. Devido ao escasso tratamento do assunto que é dado pelo Texto Consolidado da Lei de Propriedade Intelectual Espanhola, freqüentemente surgem conflitos quando o autor de uma composição original autoriza sua incorporação em uma nova, detendo o poder de ter sua obra mantida integralmente intacta sem sofrer danos ou deformação, uma vez que você consentiu com sua exibição ou exploração. No âmbito jurídico e musicológico, pretende-se dar uma abordagem transversal e estabelecer critérios objetivos relacionados com o campo musical que, imersos na legislação de propriedade intelectual, consigam dar resposta às dúvidas que surgiram quanto à atual e intrincada situação da a delimitação da transformação das obras musicais. A hipótese de partida é a profusão de imprecisões, a falta de elementos que delimitem com segurança a variedade de conceitos atribuíveis a obras musicais originais que podem ser objeto de obras derivadas; bem como a procrastinação do legislador ao abordar este problema. Destacam-se as lacunas existentes e a escassez de estudos nesta matéria em ambas as áreas, tanto no âmbito dos estudos musicológicos, como no tratamento da doutrina e jurisprudência nacional, que são escassos, também em relação ao direito comparado.


    Visualizações de artigos 348 | Visitas em PDF 238


    Downloads

    Os dados de download ainda não estão disponíveis.
    1. Ayllón Santiago, H. (2014). El derecho de transformación de las obras del espíritu. Madrid: Editorial Reus.
    2. Bataller Ruiz, E. (2002). La obra colectiva. Valencia: Editorial Tirant lo Blanch.
    3. Baylos Corroza, H. (1978). Tratado de la Propiedad Industrial. Madrid: Editorial Civitas.
    4. Baylos Corroza, H. (1988). “Disquisición sobre el plagio”. República de las Letras, Revista de la Asociación Colegial de Escritores. No. 20. (enero, 1988)
    5. Bercovitz Rodríguez‐Cano, R. (1989). Comentarios a la Ley de Propiedad Intelectual. Madrid: Editorial Tecnos.
    6. Boabide Fernández, C. (1996). Las nuevas tecnologías o las creaciones intelectuales. Aspectos positivos en El derecho de propiedad intelectual y las nuevas tecnologías, Madrid: Ministerio de Cultura y Deporte.
    7. Boyd, M. (2001). Arrangement. New Grove Dictionary of Music and Musicians. Sadie, Stanley & Tyrrell John (eds.). Londres: Editorial Macmillan.
    8. Carbajo González, J. (1989). “La nueva regulación española en materia de propiedad intelectual I” . Actualidad Civil, No. 3.
    9. Carrasco Perera, A. (2007). “Comentario al artículo 7 TRLPI”. En: Comentarios a la Ley de Propiedad Intelectual.Bercovitz Rodríguez-Cano (Coords.).Madrid Editorial Tecnos.
    10. Cascudo, T. (2010). “Introducción y notas”. El arreglo como obra musical. Ciclo de miércoles. Madrid: Fundación Juan March.
    11. Castán Pérez-Gómez A. (2009). El plagio y otros estudios de derechos de autor. Madrid: Editorial Reus.
    12. Chico López, J.M. (2018). La sincronización sonoro-visual: relaciones surgidas a partir de la práctica artística. Tesis Doctoral. Universidad de Granada. Disponible en http://hdl.handle.net/10481/51836.
    13. Chion, M. (1993). La audiovisión. Introducción a un análisis conjunto de la imagen y el sonido. Barcelona: Ediciones Paidós.
    14. De Román Pérez, R. (2003). Obras musicales, compositores, intérpretes y nuevas tecnologías. Madrid: Editorial. Reus.
    15. De Román Pérez, R. (1996). “Problemática de las obras derivadas de propiedad intelectual. Jurisprudencia civil y penal”. Estudios sobre el Ordenamiento jurídico español. Burgos: Universidad de Burgos.
    16. Desbois, H. (1978). Le Droit d’auteur en France. París: Editorial Dalloz.
    17. Diccionario Akal/Grove de la Música. (2000). Madrid: Editorial Akal.
    18. Fishman, S. (2010). The Public Domain: How to find & use copyright-free writing, music, art & more. Nueva York: Editorial Berkely.
    19. Galacho Abolafio, F. (2014). La obra derivada musical: entre el plagio y los derechos de autor. Pamplona: Editorial Aranzadi.
    20. García-Trelles Fernández, C. M. (2019). Problemática de la obra musical derivada: la transformación como derecho patrimonial del autor de la obra original. Tesis Doctoral. Universidad de Oviedo. Disponible en http://hdl.handle.net/10651/52830.
    21. Lathan, A. (2008). Oxford Diccionario Enciclopédico de la Música. México: Fondo de Cultura Económica.
    22. Lipszyc, D. (1989). “La protección de las obras literarias y la política cultural del libro” En: Memoria del IV Congreso Internacional sobre la protección de Intelectuales. Madrid: Organización Mundial de la Propiedad.
    23. López Cano, R. (2012). “Lo original es la versión: covers, versiones y originales en la música popular urbana”. ArtCultura. Vol. 14. No. 24.
    24. López Cano, R. (2018). Música dispersa. Apropiación, influencias, robos, remix en la era de la escucha digital. Valencia: Editorial MusiKeon Books.
    25. López Sánchez, C. (2008). La transformación de la obra intelectual. Madrid: Editorial. Dykinson.
    26. Manrique, D. A. (2004). “La sorprendente historia de My Way”. El País, 7-04-2004. Disponible en: https://elpais.com/diario/2004/04/07/espectaculos/1081288802_850215.html
    27. Mariscal Garrido-Falla, P. (2013). Derecho de transformación de la obra derivada. Valencia: Editorial Tirant lo Blanch.
    28. Mariscal Garrido-Falla, P. (2017). “Comentarios al artículo 11”. En: Comentarios a la Ley de Propiedad Intelectual. Bercovitz Rodríguez-Cano (coord.). Madrid: Editorial Tecnos.
    29. Maurel–Indart, H. (2014). Sobre el plagio. México: Fondo de Cultura Económica.
    30. Millé, A. (1994) “Música y electrónica: problemas de propiedad intelectual relacionados con la composición y ejecución musical con medios electrónicos”. Boletín de Derecho de Autor Vol. XXVIII. No. 2..
    31. Mosser, K. (2008). “Cover songs»: Ambiguity, multivalence, polysemy”. Popular Musicology Online, No. 2.
    32. Nieto, J. (1996). Música para la imagen. La influencia secreta. Madrid: Editorial Iberautor.
    33. OMPI (1980). Glosario de derecho de autor y derechos conexos. Vol. 816. World intelectual property organization - Wipo. Organización Mundial de la Propiedad Intelectual. ().
    34. Pérez Serrano, N. “El derecho moral de los autores”. Anuario de Derecho Civil. Vol. 2. No. 1 (1949):7 – 27.
    35. Randel, M (1984). Diccionario Harvard de música. México: Editorial Diana.
    36. Rivero Hernández, F. (1997). Comentarios a la Ley de Propiedad Intelectual, Coord. por Bercovitz
    37. Rodríguez-Cano, R. (2007). Comentario al artículo 21. Madrid: Editorial Tecnos.
    38. Rodríguez Tapia y Bondia Román. (2007). Comentario al artículo 9”, Comentarios a la Ley de Propiedad Intelectual. Madrid: Editorial Thomson Civitas.
    39. Sánchez Aristi, R. (2005). La propiedad intelectual sobre las obras musicales. Granada: Editorial Comares.
    40. Suárez Lozano J. A. (2011). “El dominio público en la propiedad intelectual”. Los derechos de propiedad individual en la obra audiovisual. O’callaghan (Coord.). Madrid: Editorial Dykinson.
    41. Witmer, R. y Marks, A. (2001). “Cover [cover version o cover recording]”. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Sadie, Stanley & Tyrrell John (Edits.). Londres: Macmillan.
    Sistema OJS 3.4.0.5 - Metabiblioteca |