Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

A Lei de 21 de maio de 1851 sobre a liberdade dos escravos : injustiça legislativa e jurídica




Secção
Artículos originales nacionales

Como Citar
Chalá Grandin, L. P. (2022). A Lei de 21 de maio de 1851 sobre a liberdade dos escravos : injustiça legislativa e jurídica. Misión Jurídica, 15(23), 175-199. https://doi.org/10.25058/1794600X.2139

Dimensions
PlumX
Licença

DERECHOS RESERVADOS DE AUTOR

Todo documento incluido en la revista puede ser reproducido total o parcialmente, siempre y cuando se respete su contenido original, se cite la fuente y se use con fines académicos no comerciales. Misión Jurídica y su contenido se encuentra protegido bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivar 4.0 Internacional.

Licencia Creative Commons
Misión Jurídica por Misión Jurídica se distribuye bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivar 4.0 Internacional.
Basada en una obra en http://unicolmayor.edu.co/publicaciones/index.php/mjuridica/index.
Permisos que vayan más allá de lo cubierto por esta licencia pueden encontrarse en http://unicolmayor.edu.co/publicaciones/index.php/mjuridica/index.

Lucia Perea Chalá Grandin

    Lucia Perea Chalá Grandin,

    Abogada y especializada en Derecho Administrativo, CMNS. Rosario. Especializada en Derecho Comparado, Institut Droit Comparé, Paris 2. Maestría en Derecho Privado, Paris 2, Panthéon-Assas 


    O objetivo é demonstrar que a origem da discriminação racial, da pobreza e da exclusão social do povo afro-colombiano remonta à Lei de 21 de maio de 1851 e que esta situação persiste devido à indiferença do Estado. Isto determinou a grande diferença de desigualdade sócio-econômica que existe entre o povo afro-colombiano e o resto da população. Para este fim, foram analisados a Lei de 21 de maio de 1851, Sentença C-931 de 2009, livros, artigos científicos e um curso sobre afro-colombianos, sua história, lutas e realizações apresentadas ao Professor Kevin Parthenay do Instituto de Ciência Política de Paris em 2014. Constatou-se que a lei contém discriminações e desigualdades entre as partes do sistema servil. Portanto, desde os tempos coloniais e o início da República, os afro-descendentes foram excluídos da sociedade, vítimas do racismo e - atualmente - da indiferença do Estado. Neste sentido, a decisão inibitória da Corte Constitucional foi criticada porque havia elementos que permitiam um pronunciamento sobre o mérito da causa.


    Visualizações de artigos 198 | Visitas em PDF 393


    Downloads

    Os dados de download ainda não estão disponíveis.
    1. Almario G., O. (2005). "Etnias, regiones y Estado nacional en Colombia Resistencia y etnogénesis en el Gran Cauca". Relatos de Nación: La construcción de las identidades nacionales en el mundo hispánico. F. Colom G., Frankfurt A. M., Vervuert Verlagsgesellschaft, pp. 801-820. https://doi.org/10.31819/9783964565501-035
    2. Capdevila, N. (2011). Las Casas et les Noirs: quels problèmes? Presses universitaires de Perpignan.
    3. Castro H., I., y Sala-Molins, L. (2002). Déraison, esclavage et droit: les fondements idéologiques et juridiques de la traite négrière et de l'esclavage. UNESCO.
    4. CIDH. (2010). Informe anual de la Comisión Interamericana de Derechos Humanos 2009.
    5. Confernencia de Durbán (2001). Conferencia Mundial contra el Racismo, la Discriminación Racial, la Xenofobia y las Formas Conexas de Intolerancia. https://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/BDL/2002/1285.pdf?file=fileadmin/Documentos/BDL/2002/1285
    6. Escobar, P., C. A. (3 de abril, 2018). Belén de Bajirá, entre Antioquia y Chocó. Semana.
    7. García H., A. (2018). José Hilario López, el libertador de los esclavos. Prospectiva en justicia y desarrollo. https://projusticiaydesarrollo.com/2018/02/18/jose-hilario-lopez-el-libertador-de-los-esclavos/
    8. La Biblia
    9. Lucena S., M. (2000). Los códigos negros de la América española. Universidad Alcalá de Henares.
    10. Maturana, O. (2011). Afrodescendientes en la independencia. Libros en Red.
    11. Milton, J. R (1997). John Locke and the Fundamental Constitutions of Carolina. En Locke, ed. J. Dunn y I. M. Harris, Lyme, USA: Edward Elgar Publ., pp. : 463-485
    12. Mosquera R.-L., C. P., y Barcelos, L. C. (Edits.). (2007). Afro-reparaciones: Memorias de la Esclavitud y Justicia Reparativa para negros, afrocolombianos y raizales. Universidad Nacional de Colombia/Observatorio del Caribe Colombiano.
    13. ONU (2002). Informes de la Organización de las Naciones Unidas sobre DDHH y DIH en Colombia 1980-2002. https://www.hchr.org.co/informes_tematicos/informes-de-la-organizacion-de-las-naciones-unidas-sobre-ddhh-y-dih-en-colombia-1980-2002/
    14. Ortiz, F. (1994). Los tambores ñáñigos. Letras cubanas.
    15. Perea-Grandin, L. (2003). La realidad cultural afrocolombiana. Présence Africaine (N° 167-168), pp. 218 – 233.
    16. Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo (PNUD) (2012). Los Afrocolombianos frente a los objetivos de desarrollo del milenio. https://blog.utp.edu.co/etnopediatria/files/2015/03/informe_afrocolombianos_resumen.pdf
    17. Rivas, S. (Director). (2022, 11 de abril). Muertos invisibles en el Putumayo. El lunes. Mesa Capital. https://www.youtube.com/watch?v=mvjRnCWXuJI
    18. Sala-Molins, L. (2018). Le code noir ou le calvaire de Cannaan. PUF.
    19. Tardieu. (1985). Le destin des Noirs aux Indes de Castille: XVIe-XIIe siècles. L'Marmattan
    20. Taubira, C. (2012). Mes météores. Combats politiques au long cours. Flammarion.
    21. Tovar, P. H. (1994). La manumisión de esclavos en Colombia, 1809-1851, Aspectos sociales, económicos y políticos. Credencial Historia. No. 59.
    22. Zapata O., M. (1989). Las claves mágicas de América: raza, clase y cultura. Universidad del Valle.
    Sistema OJS 3.4.0.5 - Metabiblioteca |