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Estéticas da submissão e clausuras racializadas desde o mundo da dança negra/afro em Medellín




Secção
Artículos

Como Citar
Vargas, P. A. (2024). Estéticas da submissão e clausuras racializadas desde o mundo da dança negra/afro em Medellín. Tabula Rasa, 52, 157-173. https://doi.org/10.25058/20112742.n52.06

Dimensions
PlumX

Este artigo descreve como as pessoas negras foram historicamente relegadas às localidades  periféricas, o que não só afeta sua qualidade de vida, mas também sua posição social e  simbólica em Medellín. Essa distribuição territorial reflete as estéticas de submissão que  Fanon analisa, em que a localização na cidade determina as oportunidades e as formas em  que as pessoas negras são percebidas e valorizadas pelo resto da sociedade. Essas estéticas  de submissão não só afetam as condições materiais das pessoas negras, mas também  configuram clausuras racializadas que influem nas relações de poder tanto dentro como fora  das diferentes populações afrodescendentes. A partir de uma análise crítica da representação  do negro no mundo da dança em Medellín, este artigo estuda as tensões entre a maneira  em que as pessoas negras se veem a si próprias e a maneira em que são vistas pela sociedade,  mostrando como as narrativas estéticas reforçam imaginários de marginalidade e exotização.


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