Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

As humanidades do antropoceno desde o olhar de Donna Haraway e Rosi Braidotti.




Secção
Artículos

Como Citar
Araiza Díaz, V. (2022). As humanidades do antropoceno desde o olhar de Donna Haraway e Rosi Braidotti. Tabula Rasa, 41, 201-223. https://doi.org/10.25058/20112742.n41.09

Dimensions
PlumX
Verónica Araiza Díaz

    Verónica Araiza Díaz,

    Becaria posdoctoral en el Centro Peninsular en Humanidades y Ciencias Sociales, UNAM.


    Esse artigo é uma reflexão sobre a mutação teórica das Humanidades nos últimos anos a respeito do que se tem dado em nomear virada ambiental, que se tem produzido nessas disciplinas, o que não se pode explicar sem considerar o papel determinante que tem tido a tecnologia nos modos de vida contemporâneos. Tratam-se alguns dos debates principais a partir de duas teóricas feministas muito importantes tais como Donna Haraway y Rosi Braidotti, elas fazem parte da cena critica atual, dedicada a analisar as questões politicas que estão por trás dos fenômenos que presenciamos e nos quais participamos. Esses fenômenos são vistos como articulações entre o humano e o não humano, o biológico, o técnico e o social.


    Visualizações de artigos 166 | Visitas em PDF 98


    Downloads

    Os dados de download ainda não estão disponíveis.
    1. Braidotti, R. (2019a) Posthuman knowledge. Cambridge: Polity Press.
    2. Braidotti, R. (2013). Posthuman humanities. European Educational Research Journal, 12(1), 1-19.
    3. Braidotti, R. (2018). Por una política afirmativa. Itinerarios éticos. Barcelona: Gedisa. Braidotti, R. (2015). Lo posthumano. Barcelona: Gedisa.
    4. Crutzen, P. J. & Stoermer, E. F. (2000). The ‘Anthropocene’. Global Change Newsletter, 41, 17-18.
    5. Grosfoguel, R. (2016). Del «extractivismo económico» al «extractivismo epistémico» y «extractivismo ontológico». Una forma destructiva de conocer, ser y estar en el mundo. Tabula Rasa, 24, 123-143.
    6. Guattari, F. (1996). Las tres ecologías. Valencia: Pre-Textos.
    7. Guattari, F. (2015). ¿Qué es la ecosofía? Textos presentados y agenciados por Stéphane Nadaud. Buenos Aires: Cactus.
    8. Hall, S. & Mellino, M. (2011). La cultura y el poder. Conversaciones sobre los cultural studies. Buenos Aires: Amorrortu.
    9. Haraway, D. (2016). Staying with the Trouble: Making Kin in the Chthulucene. Durham: Duke University Press.
    10. Haraway, D. (2015). Chthulucene Manifesto from Santa Cruz. Revised from “Donna Haraway and Cary Wolfe in Conversation”, Manifestly Haraway. Minneapolis: University of Minnesota Press.
    11. Haraway, D. (2011). Speculative Fabulations for Technoculture’s Generations: Taking Care of Unexpected Country. Australian Humanities Review, 50. http://australianhumanitiesreview.org/2011/05/01/speculative-fabulations-for-technocultures-generations-taking-care-of-unexpected-country/
    12. Haraway, D. (2008). When species meet. Minneapolis: University of Minnesota.
    13. Haraway, D. (2004). Testigo_Modesto@Segundo_Milenio.HombreHembra©_Conoce_ Oncoratón®. Barcelona: Editorial UOC.
    14. Haraway, D. (2003). The Companion Species Manifesto. Dogs, People, and Significant Otherness. Chicago: Prickly Paradigm Press.
    15. Haraway, D. (2000). Diffraction as a Critical Consciousness. How Like a Leaf. An Interview with Thyrza Nichols Goodeve. New York: Routledge.
    16. Haraway, D. (1999). Las promesas de los monstruos: una política regeneradora para otros inapropiables. Política y Sociedad, 30.
    17. Haraway, D. (1991). A cyborg Manifesto. Simians, Cyborgs, and Women. The reinvention of nature. New York: Routledge.
    18. Jameson, F. (1998). The Cultural Turn: Selected Writings on the Postmodern, 1983-1998. Brooklyn: Verso.
    19. Keucheyan, R. (2013). Hemisferio izquierda. Un mapa de los nuevos pensamientos críticos. Madrid: Siglo XXI Editores.
    20. LaDanta LasCanta (2017). El Faloceno: redefinir el Antropoceno desde una mirada ecofeminista. Ecología Política, 53. https://www.ecologiapolitica.info/?p=9705
    21. Lash, S. (2005). Crítica de la información. Buenos Aires: Amorrortu.
    22. Latour, B. (2010). An Attempt at a “Compositionist Manifesto”. New Literary History, 41, 471-490.
    23. Latour, B. (2004). Politics of nature. How to bring the sciences into democracy. Cambridge: Harvard University Press.
    24. María Ptqk. (2017). A propósito del Chthuluceno y sus especies compañeras. http://www.mariaptqk.net/a-proposito-del-chthuluceno-y-sus-especies-companeras/
    25. Melucci, A. (1980). The new social movements: A theoretical approach. Social Science Information, 19(2), 199-226.
    26. Mentz, S. (2019). Break up the Anthropocene. Minneapolis: University of Minnesota Press. Moore, J. (2013).
    27. Anthropocene or capitalocene: On the origins of our crisis. (Part I: Excerpt from Ecology and the Accumulation of Capital). https://bit.ly/2TbQmg7
    28. Parikka, J. (2014). The Anthrobscene. Minneapolis: University of Minnesota.
    29. Rose, D.B. (2004). Reports from a Wild Country: Ethics for Decolonisation. Sydney: University of New South Wales Press.
    30. Sörlin, S. (2014). Environmental Turn in the Human Sciences. Will it become decisive enough? https://www.ias.edu/ideas/2014/sorlin-environment
    31. Stiegler, B. (2018). The Neganthropocene. London: Open Humanities Press.
    32. Tsing, A. (2015). Feral biologies. Anthropological Visions of Sustainable Futures, February 12-14, Centre for the Anthropology of Sustainability (CAOS), University College London.
    33. Yusoff, K. (2019). A Billion Black Anthropocenes or None. Minneapolis: The University of Minnesota Press.
    34. Zylinska, J. (2018). The end of Man. A feminist counterapocalypse. Minneapolis: University of Minnesota Press.
    35. Zylinska, J. (2014). Minimal Ethics for the Anthropocene. Ann Arbor: Michigan Publishing/ Open Humanities Press.
    Sistema OJS 3.4.0.5 - Metabiblioteca |